Blog do Música Insólita, 29 de abril de 2019
ARAGÃO, T. A. Paisagem sonora como conceito: tudo ou nada?
Revista Música Hodie, 2019, v.19: e53417
Thais Amorim Aragão (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil) thaisaaragao@gmail.com
Resumo: Neste artigo, serão discutidos questionamentos que vêm emergindo nos últimos anos sobre paisagem sonora e sobre como ela vem sendo usada academicamente. O objetivo é compor um quadro crítico para uma melhor compreensão do que implica evocar essa ideia em pesquisas sobre som nos dias de hoje, cinquenta anos depois do surgimento do World Soundscape Project na Simon Fraser University. Esse quadro pode nos ajudar a articular de maneira mais adequada a ideia de paisagem sonora ou eventualmente reavaliar a necessidade de convocá-la, em favor do rigor em sua adoção como conceito e na condução de análises em que ela é tomada como parâmetro. Palavras-chave: Paisagem sonora; Som; Epistemologias do som.
Soundscape as a concept: All or nothing?
Abstract: Recent analyses on the term soundscape and how it has been used academically will be discussed in this text. The aim is to build a conceptual framework for a better comprehension on the implications of evoking this idea on researches on sound currently, fifty years after the creation of the World Soundscape Project at Simon Fraser University. This framework may help to more adequately articulate the notion of soundscape, or eventually to even reassess the necessity of invoking it, favouring rigor in its adoption as a concept.Keywords: Soundscape; Sound; Sonic epistemologies