Gabriele Leite, ex-aluna do Conservatório de Tatuí, entra para a lista da Forbes

No Dia Internacional da Mulher, conheça Gabriele Leite. Formada em Violão Clássico, faz mestrado nos EUA e está na Forbes Under 30 – lista da revista Forbes com jovens abaixo de 30 anos que se destacaram em 2020

CONSERVATÓRIO DE TATUÍ, 08/03/2021

A violonista Gabriele Leite, ex-aluna do Conservatório de Tatuí, está na Forbes Under 30 – lista da revista Forbes com jovens abaixo dos 30 anos que se destacaram em 2020. Formada em Violão Clássico pelo Conservatório de Tatuí e ex-aluna também do Projeto Guri – ambos mantidos pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo e geridos pela Sustenidos Organização Social de Cultura – Gabriele, atualmente, faz mestrado em violão clássico na Manhattan School of Music, em Nova York (EUA), com bolsa de estudo integral concedida pela Cultura Artística, instituição que a apoia desde 2016. É bacharel em Música pela UNESP e uma das integrantes do Quarteto Abayomi, de Tatuí.

Aos 23 anos, Gabriele destaca-se pela trajetória de empenho e dedicação, encanta os críticos, coleciona prêmios e inspira jovens e adultos por onde passa. Enquanto o visto para os Estados Unidos não sai, Gabriele segue o mestrado com aulas virtuais. “Está sendo uma experiência enriquecedora e de grande troca cultural. Para ter noção, só nesses seis meses de aula, eu já realizei dois sonhos de fazer Master Class com as melhores referências do violão: o violonista cubano Manuel Barrueco e o espanhol Pepe Romero”, disse a jovem, que começou sua trajetória musical no Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pelo Governo do Estado de Estado de São Paulo.

Em 2020, Gabriele foi eleita pelo júri popular como “Jovem Talento no Grande Prêmio da Revista Concerto” e recebeu o convite para ingressar no time “Augustine Strings”, um grupo seleto de artistas beneficiados com os materiais da famosa marca. Em 2019, no concurso internacional de violão de Koblenz, na Alemanha, foi semifinalista e recebeu a menção de “Melhor Participação Brasileira”.

A violonista tocou em festivais nacionais e internacionais, como o Festival Internacional de Campos do Jordão e XIX Festival de Música de Ourinhos. Participou de Master Class com David Russell, Fábio Zanon, Paulo Martelli, Sharon Isbin, Aniello Desiderio, Berta Rojas, Tilman Hoppstock e Franz Halasz, entre outros. Ficou em 1º lugar no I Concurso Nacional Assovio Vertentes (2018); 1º lugar no XXXI Concurso Nacional de Violão Musicalis (2018); e em 1º lugar no XXIX Concurso Nacional de violão Souza Lima (2018).

Sobre a seleção da revista Forbes, vale mencionar que cada candidato é avaliado segundo critérios e métricas como faturamento, criatividade, ineditismo, benefícios sociais reais e projetados, número de pessoas impactadas e potencial de transformação no setor, no mercado, na comunidade, no país e no mundo.

HISTÓRIA

Gabriele conta que, ainda pequena, sonhava em estudar no Conservatório de Tatuí, mas não tinha idade para entrar na instituição que, além disso, ficava em outra cidade. A mãe, costureira na cidade de Cerquilho, ouviu dizer que havia aberto um Projeto Guri no município e decidiu matricular a filha de sete anos. Em 2010, Gabriele realizou o sonho de entrar para o Conservatório de Tatuí, onde foi aluna do saudoso professor Jair Teodoro de Paula e, também, dos professores Ricardo Grion, Angela Muner e Edson Lopes. Conciliando os dois cursos, Gabriele formou-se no Conservatório de Tatuí em 2015. Alçou novos voos, mas mantém firmes seus laços com Tatuí, onde integra, junto com professores desta instituição, o Quarteto Abayomi.

Indagada sobre a transformação por meio da música, a artista é direta: “Quero levar a música a lugares inóspitos onde as pessoas não têm acesso, ou então, não entendam o papel fundamental dessa prestigiosa ferramenta que é a arte”, finaliza.

Patrocinadores Sustenidos: CTG Brasil; Visa; SulAmérica, Sky, Microsoft e Glovis.

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” – Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2.000 alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e por empresas patrocinadoras, por meio de leis de incentivo fiscal, sob a gestão da Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos é a organização gestora do Festival Ethno Brazil, Som Na Estrada, Festival Imagine Brazil, MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange) e Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa de ensino musical no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: http://www.sustenidos.org.br/pessoa-fisica/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s