OrikiYabás (Canto para as Iyabás) – MATEUS ALELUIA

No dia 25 de maio celebra-se o Dia Mundial da África, dia em que foi criada, no ano de 1963, a União Africana, organização política que visava o fortalecimento das lutas de libertação e independência dos países africanos. Evocando o princípio da liberdade e igualdade de direitos para todos os povos é que apresentamos neste dia, no canal do youtube da Sanzala Cultural, o espetáculo Orikiyabás. Entre as paredes da Igreja da Barroquinha, abrigo de alguns dos muitos fundamentos que sustentam a cidade de Salvador, Mateus Aleluia refaz com seus cantos, a história dos africanos que chegaram à Bahia. Através da música, fogo que molda ou modela a alma, saudamos os ares, os mares e o chão, forças femininas que plantaram aqui a semente de futuras nações. Forças em equilíbrio que nos abrigam e nos erguem – templos que somos – um a um, diante da mãe-natureza.

Para afirmar toda a grandeza que nos ultrapassa e através da qual seguimos caminhando, transpondo as maiores distâncias – com a certeza que haverá chão para nossos propósitos – é que louvamos com nosso canto as Iyabás: entidades femininas dos cultos africanos refeitos em terras brasileiras.

Orikiyabás: Um canto para as Iyabás, por Mateus Aleluia.

Esta ação é uma contrapartida da Sanzala Cultural com uso do subsídio pago pelo Mapa Cultural de Salvador da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com Recursos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

Pesquisa: Mateus Aleluia
Direção e edição de imagens: Tenille Bezerra
Câmera: Bruno Saphira, Gabriel Teixeira e Frederico Lobo
Captação de som e mixagem: Tadeu Mascarenhas
Arte: Sirc

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s