HENRIQUE ARAÚJO QUARTETO – O Choro Negro no Sesc Consolação pelo Instrumental Sesc Brasil

Referência do cavaquinho e do bandolim, Henrique Araújo reúne-se com seu quarteto no palco do Sesc Consolação para celebrar a música afrobrasileira no show “O Choro Negro”. A apresentação do Instrumental Sesc Brasil conta com plateia presencial e transmissão ao vivo no Música #EmCasaComSesc produzida pelo SescTV.

O quarteto, formado também por Xeina Barros (percussão), Marcelo Miranda (piano e violão) e Vanessa Ferreira (contrabaixo acústico), interpreta obras de músicos e musicistas afrobrasileiros e afrobrasileiras. Na flauta, Bira Nascimento faz uma participação especial.

No repertório, estão obras de gigantes da música negra brasileira, como “Ingênuo”, de Pixinguinha, “Festa na Taba”, de Laércio de Freitas, e “Três Estrelinhas”, de Anacleto de Medeiros. O público também poderá ouvir composições do próprio Henrique, a exemplo de “Camarão”, e de Bira, é o caso de “Aos 45 do Segundo”.

Com mais de 15 anos de carreira, Henrique acompanhou nos palcos grandes artistas brasileiros, como Nelson Sargento e Zeca Baleiro. Há 12 anos, acompanha a cantora Fabiana Cozza, com a qual gravou quatro discos e já se apresentou em diversos países como Moçambique, Cuba, Estados Unidos e França. Em 2018, lançou seu primeiro disco solo, “O Choro do Sertão”, dedicado às composições instrumentais de Dominguinhos. Atualmente, integra os grupos Panorama do Choro Paulistano Contemporâneo, Hércules Gomes e Regional, Gian Correa Quinteto, e acompanha o compositor Douglas Germano.

Companheira de quarteto, a baixista Vanessa Ferreira desenvolve seu trabalho tendo como base o jazz e a música instrumental. Integra o Coletivo Laboratório Bastet, que investiga as diversas formas de improvisação livre, oriundas da diáspora negra, e a equipe de organizadores do Tiquatira Jazz Festival, que divulga a música instrumental autoral na região da Zona Leste de São Paulo.

Xeina Barros, por sua vez, é considerada referência na percussão. Já se apresentou com artistas como Toninho Ferragutti, Nelson Sargento, Sharon Jones e Linn da Quebrada, e faz parte dos grupos Água de Vintém e Batuqueiros e sua Gente, e integra a banda dos artistas Danilo Brito, Douglas Germano e Fabiana Cozza.

O pianista Marcelo Miranda apaixonou-se pelo piano aos 11 anos e aos 15 já dava aulas na escola de música Groove, de seu pai, o também músico Levy Ferreira. Nos palcos, acompanhou artistas como Elza Soares, Dominguinhos, Diogo Nogueira e Mano Brown. É também fundador e pianista da banda Sacatraca Sisinhô.

Ficha técnica
Bandolim e cavaco: Henrique Araujo
Baixo acústico: Vanessa Ferreira
Piano e violão: Marcelo Miranda
Percussão: Xeina Barros
Participação especial: Bira Nascimento na flauta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s