EDUARDO FUKUSHIMA – Homem Torto / Crooked Man [dance performance]

Homem Torto é um dos solos do dançarino Eduardo Fukushima, com música de Tom Monteiro e luz de Hideki Matsuka. Esse trabalho foi criado residência de um ano em Taiwan entre 2012 e 2013 com o prêmio Rolex Mentor & Protégé Art Initiative, com orientação do coreógrafo Lin Hwai-min, fundador da Cloud Gate Dance Theatre of Taiwan.

Estando no outro lado do mundo que Homem torto nasceu. Fukushima, nipo-brasileiro, faz uma imersão na Ásia, passando por vários países, indo para o Japão, passando por suas origens, se sentindo em casa e ao mesmo tempo no ápice da sensação estrangeira. Esse trabalho, estreado em 2013 em Veneza, foi construído em relação a sala Cenacolo Palladiano, onde Pablo Veronese pintou a obra Casamento da Cana entre 1562-1563, auge do Renascimento, época de transformação cultural no ocidente, um crescente desenvolvimento do “humanismo” onde se finca e coloca em prática o ideal humano branco colonizador.

Homem Torto vem do sul do mundo e faz oposição a esse lugar e a sua grandiosidade, linhas retas e o ideal do belo clássico europeu, se transformando em uma dança contorcida, quebrada, desalinhada, bifurcada, esburacada, desviada, presa, cansada, repetitiva, antiga e vibracional.

O solo foi recriado em 2014 para ser apresentado em espaços alternativos que formem uma passarela, transformando-se em uma dança em constante caminhada no desiquilíbrio, onde o público assiste nas laterais, expandindo movimentos internos em gestos torcidos e multi-vetoriais.

Homem torto passou por diversas cidades pelo mundo seguindo em constantes adaptações nesses oito anos de existência, em 2020 se transforma em vídeo dança a convite do Festival Loft Fuera del Lugar em Concepción no Chile e é um dos solos mais importantes da trajetória de Eduardo Fukushima.

Ficha técnica
Concepção, Direção geral e Dança: Eduardo Fukushima
Direção: Eduardo Fukushima y Pedro Nishi
Composição musical: Tom Monteiro com adaptação de Chico Leibholz
Edição: Pedro Nishi
Fotografia: Lucas Silva Campos
Iluminação para o vídeo: Igor Sane
Produção: Carolina Goulart
Co-Produção: Festival Loft 2020 | Fuera del lugar.
Agradecimentos: Beatriz Sano, Hideki Matuka, Júlia Rocha, João Victor Velame, Marcos Moreno e toda equipe da Oficina Cultural Oswald de Andrade.

Eduardo Fukushima é graduado em Comunicação das Artes do Corpo na PUC- SP. Vem trabalhando como dançarino, performer, coreografo, diretor e professor desde 2004, dentre suas principais criações estão os solos, Entre Contenções de 2008, Como superar o grande cansaço? / Prêmio Rumos Dança Itaú Cultural 2009/2010, Homem Torto / Prêmio Funarte Klaus Vianna 2014 e Denilto Gomes 2014. Vem colaborando com as artistas Beatriz Sano, Júlia Rocha, Isabel R. Monteiro, Hideki Matsuka, Rodolphe Alexis e Miguel Caldas. Vem circulando seus trabalhos pelo Brasil, América do Sul, Europa e Ásia. Colabora com a companhia japonesa de teatro Okazaki Art Theatre de Yudai Kamisato /Prêmio Kishida of Drama 2017. Em 2012 recebeu o Prêmio Rolex Mentor & Protégé Arts Initiative, tendo como mentor o coreografo Lin Hwai-min fundador da Cloud Gate Dance Theatre of Taiwan. Em 2020 adentra na pesquisa áudio visual em dança e dentre suas principais criações estão a vídeo performance Silêncio para o Museu da Língua Portuguesa recebendo o Prêmio APCA de criação em dança; dirigiu o filme 1 pra 1 para o projeto na nã nanaScente do Espaço Sergipe Arte Psicanálise Cultura; dirigiu o filme Diário de Movimento para o projeto Caderno de Artista do CCSP, criou a vídeo dança Homem Torto para o Festival Fora del Lugar no Chile. Em 2021 dirigiu e editou os vídeos; CANTOS para a performer August Lui no Outros Festival de Artes e O QUE MANCHA com Beatriz Sano. Entre 2020 e 2021 está como artista orientador no programa Qualificação das Artes da Secretária e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s